quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A IMPORTANCIA DO CLIMA


O clima é outro item importante. Se por um lado, as uvas pedem grande amplitude térmica (dias quentes e noites frias), por outro, não suportam temperaturas extremas, abaixo dos 15 graus Celsius negativos ou superiores a 35°C. Clima seco, quente de dia e frio à noite, favorece cachos com grandes bagos, ricos em açucares e pobres em ácidos.
Considerando que as necessidades da vinha, é luz, calor e água, a tendência atual é plantar as vinhas em encostas, pois tem melhor exposição solar, drenagem de terreno e não correm o risco de alargar.
Depois de séculos de experiências, ficou claro que as regiões ideais para o desenvolvimento da cultura da vinha situam-se entre os paralelos 30°/50°, tanto no hemisfério norte, como no hemisfério SUL.  Nessa faixa entre os paralelos, observa-se um clima temperado, com estações bem definidas, o que favorece o ciclo da videira.

Nessas condições, encontraremos:
Invernos – rigorosos e necessários para a hibernação da videira
Primaveras – equilibradas e amenas, ideal para o desenvolvimento da brotação de floração
Verões – quentes secos e ensolarados para o perfeito amadurecimento do fruto. Tem-se presente a insolação ideal. Para o desenvolvimento de uma boa safra deve contar aproximadamente 1, 300 horas de sol por ano.
Outonos – secos com temperaturas decrescentes, a fim de propiciar uma perda progressiva da seiva após a colheita.

Nenhum comentário: